O ministro das Finanças alerta que caso o Orçamento Retificativo para 2015 seja chumbado, a resolução do Banif é revertida, implicando a anulação da venda ao Santander Totta e a sua liquidação.
Corpo do artigo
Na véspera do debate e votação da proposta de Orçamento Retificativo e com o chumbo anunciado pela esquerda parlamentar, Mário Centeno avisou que se for chumbada a injeção de capital no Banif, o negócio da venda será revertido, implicando a liquidação do banco.
O ministro das Finanças adiantou aos deputados da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa que, em caso de liquidação, "todos os postos de trabalho seriam perdidos" e "todos os depósitos acima de 100 mil euros estariam perdidos"
Pelas contas apresentadas pelo ministro das Finanças o Banif tinha mais de 350 mil depositantes à data da resolução, dos quais 7.411 clientes com depósitos superiores a 100 mil euros, o valor máximo abrangido pela garantia de depósitos. Dos 7. 411 depositantes, mais de seis mil são "particulares".
O ministro reafirmou ainda a vontade do executivo de cumprir os objetivos de cortar o défice e a dívida, mas não será, admite, em 2015 que o défice ficará abaixo de 3%.
Mário Centeno falava durante a sua audição na Comissão de Orçamento, devido ao Orçamento Retificativo apresentado pelo Governo para acomodar os custos relacionados com a medida de resolução aplicada ao Banif no último fim de semana.