O primeiro-ministro aproxima-se do Bloco e critica as regras europeias. O Reino Unido tem novo Governo dirigido à saída. E Portugal continua em festa, gozando os heróis e o Verão. As notícias do dia.
Corpo do artigo
1. António Costa parece mais próximo do euroceticismo do Bloco. Ontem à noite, numa sessão com militantes do PS, o primeiro-ministro disse isto (com as sanções como pano de fundo): "Cada vez tenho menos dúvidas de que, com a prossecução desta política europeia e com este Pacto [Orçamental], muito dificilmente a Europa virará a sua trajetória económica e encontrará um caminho robusto de crescimento económico". Mas se o líder socialista quer "maior solidariedade orçamental", não especificou o como, nem o que fará se nada mudar. As declarações estão aqui, para que possa fazer a sua leitura.
2. O Reino Unido tem um Governo cético. A nova primeira-ministra, Theresa May, não deu só os Negócios Estrangeiros ao ex-autarca de Londres, o temido Boris Johnson. Entregou o ministério do Brexit a um eurocético e a pasta do comércio internacional a um outro, seguindo a máxima de que quem cria o problema tem depois que o resolver. Nos primeiros contactos europeus, May pediu tempo para sair - mas a avaliar pela resposta que ouviu, não terá muita paciência dos líderes da UE. Quanto a Cameron, saiu pela porta como acabou o mandato: Exit.
3. Saudades do Europeu? Não se preocupe, que vêm a caminho mais razões para sorrir. Hoje o selecionador Rui Jorge diz-nos quem chamou para representar Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. E pelo andar da carruagem, até os jogos começarem, teremos ainda muita festa com os heróis do momento. Ontem o dia foi de Éder mostrar aquela humildade (depois de muitos, muitos portugueses lhe pedirem desculpa). Mas também de nos arrepiarmos com o novo vídeo de Guilherme Cabral - que tem a participação especial do nosso João Ricardo Pateiro.
Como se não bastasse, ainda vimos a seleção de Hóquei em Patins golear assim a Áustria, pondo-se já nos quartos de final do europeu da modalidade. Venha o próximo, que o verão só agora começou.
4. Lá por fora, vale a pena anotar que o Brasil elegeu o novo presidente do Parlamento - que é provisório, como pertence nas novelas. E que o Governo da Venezuela prolongou por mais dois meses o Estado de Emergência económica, más notícias para os portugueses que lá vivem. Há também mais um alerta sobre o que se passa em Moçambique, que nos deve também preocupar.
5. Para acabar em bem, saiba que vamos ter um dia de calor, bastante calor. Para que não acabe mal, o melhor será proteger-se, pode ser?
Daqui da TSF seguem os nossos desejos de um dia bom. Produtivo e, claro, de sorriso na cara.
Até amanhã!
P.S. Já agora, hoje às 19h00 passamos a Reportagem TSF sobre os Jogos Olímpicos - melhor dizendo, sobre o que de bom e de mau eles podem levar ao Rio de Janeiro. Ora espreite.