Governo da Madeira pede intervenção de Montenegro para desbloquear carga retida no porto de Leixões

Artur Machado/Global Imagens (arquivo)
José Manuel Rodrigues, secretário da Economia do Governo Regional da Madeira, afirma que há boas perspetivas para a situação no porto de Leixões ser ultrapassada esta sexta-feira, após ter pedido a intervenção direta do primeiro-ministro
O Governo Regional da Madeira pediu a intervenção do primeiro-ministro, Luís Montenegro, para desbloquear carga retida no Porto de Leixões devido à entrada em funcionamento de um novo sistema informático.
"Está a implicar alguns constrangimentos e condicionamentos no abastecimento regular de mercadorias na Madeira, sobretudo em duas épocas muito especiais para o nosso arquipélago, que é o Natal e também o fim de ano", disse à TSF o secretário da Economia do Governo Regional da Madeira, sublinhando que, "neste momento, o impacto não é visível".
"A cadeia de abastecimento está perfeitamente regularizada em termos de bens essenciais e também de outros produtos. Agora há perspetivas de que pudesse haver alguma rotura de stocks no quotidiano. Houve alguns atrasos em termos de presentes de Natal de algumas famílias que compraram via Internet, (...) houve empresas com alguns atrasos, mas a verdade é que tudo se pode recompor agora para o final do ano. Haja bom senso", considerou.
José Manuel Rodrigues acredita que tanto "o primeiro-ministro, como o ministro das Infraestruturas e o ministro das Finanças estão plenamente sensibilizados para esta questão". "Acho que amanhã de manhã teremos boas notícias", afirmou.
A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) alertou na terça-feira para um "caos logístico" no porto de Leixões devido ao novo sistema aduaneiro, tendo a concessionária Yilport interrompido receções de contentores para exportação e os despachantes pedido medidas transitórias.