António Costa chamou Nelson de Souza para assumir as funções de uma das pastas deixadas por Pedro Marques.
Corpo do artigo
O até agora secretário de Estado do Desenvolvimento e da Coesão, Nelson de Souza, vai assumir as funções de ministro do Planeamento, área que era tutelada por Pedro Marques e agora se autonomiza na orgânica do Governo.
Esta informação consta de uma nota, este domingo, publicada no portal da Presidência da República na Internet.
No seu Ministério, Nelson de Souza vai ter como secretária de Estado do Desenvolvimento Regional Maria do Céu Albuquerque, que antes foi presidente da Câmara Municipal de Abrantes.
Nelson de Souza, de 64 anos, natural da Índia, é licenciado em finanças pelo Instituto Superior de Economia, sendo considerado um conhecedor do tecido empresarial português, tendo assumido responsabilidades nos programas nacionais e europeus de apoio às empresas e à economia.
O novo ministro do Planeamento foi gestor do Programa Compete/QREN e do Prime, administrador do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação, I.P) e gestor de programas no PEDIP (Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa).
Em termos de carreira governativa, Nelson de Souza foi secretário de Estado das Pequenas e Médias Empresas, do Comércio e dos Serviços do XIV Governo Constitucional, liderado por António Guterres, e exerceu as funções de diretor-geral na Associação Industrial Portuguesa até final de 2013.
Antes de entrar no atual Governo, Nelson de Souza, foi diretor de finanças na Câmara Municipal de Lisboa, tendo também desempenhado funções de assessoria ao presidente da autarquia.
A experiência de Nelson Souza
Nelson de Souza, o novo ministro do Planeamento, é um homem experimentado na gestão dos fundos comunitários, depois de ter liderado os programas do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) entre 2005 e 2011.
Nascido na Índia há 64 anos, Ângelo Nelson Rosário de Souza é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia (então ISE e atual ISEG, em Lisboa) e desempenhava desde novembro de 2015 o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento e Coesão. Já tinha integrado um governo, o de António Guterres, entre 2000 e 2001, como secretário de Estado das Pequenas e Médias e Empresas (PME) e do Comércio e Serviços.
Nelson de Souza tem uma vida dedicada às empresas a partir da administração pública. Esteve na administração do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), etre 1996 e 2000, foi dirigente na então designada Direção-geral da Indústria, entre 1977 e 1995, e durante os executivos de José Sócrates, entre 2005 e 2011, geriu os programas de fundos comunitários PRIME e COMPETE.
A vida profissional de Nelson de Souza passou também pelo setor privado. Foi diretor-geral executivo da AIP -- Associação Industrial Portuguesa entre 2012 e 2013.
Antes de entrar para o Governo de António Costa, o agora ministro do Planeamento foi diretor municipal de Finanças na Câmara Municipal de Lisboa, entre 2013 e 2015.
LEIA MAIS:
- António Costa faz mudanças pela quarta vez na legislatura. Conheça as novas caras do Executivo
- Pedro Nuno Santos, o homem das negociações na 'Geringonça' que chega a ministro
- Mariana Vieira da Silva, a "braço-direito" de Costa que sobe a ministra
- Primeiro-ministro classifica remodelação como "separação de águas necessária"