O Ministério dos Negócios Estrangeiros pediu às autoridades iraquianas que sejam céleres na resposta ao pedido de levantamento da imunidade diplomática apresentado por Portugal a 25 de agosto.
Corpo do artigo
O ministério português dos Negócios Estrangeiros, em comunicado, anuncia hoje que já fez diligências, junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Bagdade e junto da Embaixada do Iraque em Lisboa, para solicitar urgência na obtenção de uma resposta ao pedido de levantamento da imunidade diplomática dos dois filhos do embaixador iraquiano em Lisboa alegadamente responsáveis pela agressão ao jovem de Ponte de Sor, Ruben Cavaco.
A nota acrescenta que foi, além disso, agendada uma reunião entre os Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e do Iraque, em Nova Iorque, no decurso da semana ministerial da Assembleia Geral das Nações Unidas, que terá lugar entre os dias 19 e 23 de setembro.
Ruben Cavaco, de 15 anos foi alegadamente agredido pelos dois filhos, ambos com 17 anos, do embaixador iraquiano em Portugal, a 17 de agosto, em Ponte de Sor, Portalegre.
Os supostos agressores foram ouvidos em tribunal, mas saíram em liberdade por gozarem de imunidade diplomática.