O secretário de Estado da Internacionalização, confirmou ter viajado a convite da GALP para assistir ao jogo da seleção e disse estar "em curso" o pagamento das despesas.
Corpo do artigo
Em comunicado enviado à Lusa, fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros referiu que o secretário de Estado da Internacionalização se deslocou a Lyon, França, "a convite da GALP, enquanto patrocinadora da seleção nacional, para assistir ao jogo com a Hungria".
"O gabinete do secretário de Estado da Internacionalização já informou a Galp da intenção do secretário de Estado da Internacionalização de pagar todas as despesas relativas a esta deslocação, estando em curso o respetivo processo de pagamento", adiantou a mesma fonte.
O ministro de Estado e dos negócios Estrangeiros convocou, para as 17:30, uma conferência de imprensa para esclarecer o caso das viagens pagas pela Galp a governantes.
Na quarta-feira, a edição eletrónica da revista Sábado avançou com a notícia da viagem do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, adiantando que o governante tem sob a sua tutela a resolução de um conflito fiscal milionário que opõe o Estado português à Galp.
Além de Rocha Andrade, o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, confirmou hoje à Lusa que viajou para o Euro2016 a convite da Galp, enquanto entidade patrocinadora da seleção nacional, mas esclareceu que pagou um bilhete de avião.
Também hoje o gabinete do primeiro-ministro, António Costa, informou que não comenta o caso da viagem de Rocha Andrade paga pela Galp, para assistir a "dois jogos do europeu, remetendo para as declarações do próprio secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, o qual considera que não há conflito de interesses.
Rocha Andrade já tinha vindo dizer que pretende reembolsar a Galp da despesa da viagem, embora encare com normalidade ter aceitado o convite da empresa.