
Marcelo Rebelo de Sousa
Orlando Almeida/Global Imagens
Marcelo Rebelo de Sousa avança para Belém. O anúncio da candidatura será feito em Celorico de Basto, Braga, onde Marcelo está recenseado e já foi, inclusive, presidente da Assembleia Municipal.
Corpo do artigo
É na terra natal da família paterna que Marcelo Rebelo de Sousa vai dar aquela que é, muito provavelmente, a mais importante, mas também a mais previsível das conferências de imprensa da sua já longa carreira política.
Nos últimos meses, apesar de nunca ter assumido preto no branco que ia avançar para uma candidatura a Belém, Marcelo foi deixando cair sinais claros de que era essa a sua intenção. Na habitual sessão dominical de comentário televisivo, há dias, o comentador e antigo líder do PSD revelou que já tinha "ponderado tudo o que havia para ponderar", mas que não faria sentido escolher aquele palco, na TVI, para anunciar a candidatura.
A 1 de Outubro, na reta final da campanha eleitoral, Marcelo revelou, em entrevista ao jornal La Voz de Galicia, que "estava mais bem colocado" do que o rival Rui Rio. Ao diário galego, o professor confessou que apesar de ter havido tempos em que o antigo autarca do Porto era o preferido nas sondagens internas do PSD, agora era ele que estava melhor colocado para uma candidatura a Belém.
O tabu que nunca chegou a ser vai ser quebrado esta sexta-feira. Ao final da tarde, em Celorico de Basto, Marcelo Rebelo de Sousa anuncia que é candidato à presidência da República.