O Presidente da República lembra que Portugal em Portugal existe uma situação única quando comparamos com outros países que estão a fechar-se.
Corpo do artigo
O Presidente da República considerou hoje que o antigo chefe de Estado Jorge Sampaio escreveu "um artigo lucidíssimo" sobre a situação internacional e tem razão quanto ao risco de divisão da Europa.
"O Presidente Sampaio tem razão quando diz que, depois de tantos anos a construir a Europa, haver o risco da sua fraqueza, da sua divisão, do seu esvaziamento por guerras entre países, por movimentos populistas, por situações de xenofobia, de demagogia, de fechamento, a Europa fechar-se, isso é muito grave", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.
No entanto, no entender de Marcelo Rebelo de Sousa, "em Portugal não há essa situação, há uma grande estabilidade no sistema de partidos", o que apontou como "situação única relativamente a muitos outros países europeus".
O Presidente da República falava aos jornalistas depois de ter inaugurado a sede da associação empresarial GS1 Portugal, em Lisboa, a propósito do ensaio de Jorge Sampaio publicado hoje no jornal Público com o título "A nova Europa dividida num contexto internacional de incertezas. E nós?" e o subtítulo "O mundo na era Trump".
No ensaio publicado esta segunda-feira no jornal Público, que ocupa mais de cinco páginas, Jorge Sampaio refere-se ao resultado das presidenciais da semana passada nos Estados Unidos, que deram a vitória ao republicano Donald Trump, para advertir que é "impossível não olhar já para as eleições de 2017 em França e na Alemanha como próximas etapas prováveis desta corrida para o abismo".