O presidente da Comissão Europeia antecipa "muitos desafios" para o Presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa.
Corpo do artigo
"O Presidente tem sempre de enfrentar desafios, mas agora temos o homem certo no local certo", afirmou Juncker, no final de um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa.
O presidente da Comissão Europeia está em Portugal por ocasião da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa, na quarta-feira, na Assembleia da República.
No final do encontro, Juncker foi questionado pelos jornalistas sobre se o Orçamento do Estado para 2016 (OE2016) foi abordado neste encontro, o que o responsável rejeitou.
"Eu não estou aqui para acabar com as difíceis negociações, porque elas vão ser difíceis. Eu estou aqui por outra razão", disse o responsável europeu, remetendo as discussões sobre o OE2016 para o encontro que irá decorrer na quinta-feira, em Lisboa, entre o primeiro-ministro, António Costa, o ministro das Finanças, Mário Centeno, e o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici.
E sublinhou: "O novo Presidente é um grande e velho amigo e quis estar aqui para mostrar a minha solidariedade com o novo Presidente e com o povo português".
Após este encontro, Marcelo Rebelo de Sousa jantou em Lisboa com o presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.
Para depois da refeição estava previsto um passeio pelas ruas do Chiado. A passeata foi cancelada, mas ainda assim o chefe de Estado moçambicano e o futuro chefe de Estado português trocaram algumas palavras com os jornalistas. Marcelo de Sousa garantiu que está tranquilo e que até vai dormir descansado.