Manuel Pizarro, líder da federação socialista do Porto, é o nono da lista que não inclui a eurodeputada Maria João Rodrigues. Pedro Silva Pereira sobe ao terceiro lugar e Carlos Zorrinho desce ao sétimo.
Corpo do artigo
A deputada socialista Margarida Marques vai substituir Maria João Rodrigues na lista do Partido Socialista às eleições europeias deste ano. A antiga secretária de Estado dos Assuntos Europeus do Governo de António Costa ocupa o quarto lugar da lista que também conta com a deputada Isabel Santos - atual vice-presidente da Assembleia Parlamentar da OSCE - que concorre ao Parlamento Europeu na oitava posição que, em 2014, foi ocupada pela madeirense Liliana Rodrigues.
Outro dos nomes confirmados na lista do PS - que foi entregue aos jornalistas à entrada para a reunião da Comissão Política socialista desta quinta-feira - é o do líder da federação socialista do Porto, Manuel Pizarro, que ocupa o nono lugar. Uma posição que, como a TSF já tinha avançado , pode levar a que o socialista portuense não tenha a eleição garantida.
Além do ex-ministro Pedro Marques, que surge na primeira posição, a lista socialista conta ainda com a antiga ministra Maria Manuel Leitão Marques, que ocupa o segundo lugar. Da lista apresentada pelo PS às eleições europeias em 2014 restam apenas dois nomes: Carlos Zorrinho, que passa da terceira para a sétima posição, e Pedro Silva Pereira, que sobe ao terceiro lugar da lista.
A eurodeputada Maria João Rodrigues, que foi segunda na lista de 2014, mas que está a ser alvo de um processo por assédio laboral em Bruxelas, não consta agora da lista de candidatos, apesar de, em entrevista à TSF , ter manifestado disponibilidade para continuar no Parlamento Europeu.
"Disponível porque tenho um trabalho de longo curso sobre a Europa", disse a antiga ministra do Trabalho do Governo de António Guterres.
André Bradford, líder parlamentar do PS/Açores, e Sara Cerdas, médica madeirense, são outros dos nomes que surgem em lugares considerados elegíveis.
No início do mês, o secretário-geral do PS, António Costa, já tinha garantido que a lista socialista às eleições europeias seria "integralmente paritária" em termos de género e que os Açores e Madeira teriam candidatos entre os primeiros oito lugares efetivos.
A lista do PS foi oficialmente aprovada na Comissão Política desta quinta-feira, com 68 votos a favor, nove contra e três abstenções. Quanto ao manifesto eleitoral socialista para as eleições europeias, deve ser aprovado na Comissão Nacional de 9 de março.
Conheça a lista completa:
1 - Pedro Marques
2 - Maria Manuel Leitão Marques
3 - Pedro Silva Pereira
4 - Margarida Marques
5 - André Bradford
6 - Sara Cerdas
7 - Carlos Zorrinho
8 - Isabel Santos
9 - Manuel Pizarro
10 - Isabel Estrada
11 - João Albuquerque
12 - Selene Martinho
13 - José Águas da Cruz
14 - Idalina Costa
15 - Tiago Rego
16 - Vera Simões
17 - Jesus Vidinha
18 - Elsa Maria Meireles Samões
19 - Tiago Teotónio Pereira
20 - Jacinta Grilo
21 - Agostinho Gonçalves