Um artigo de José Sócrates sobre a CGD, os refugiados que abandonaram Portugal e a campanha a quatro dias do referendo. As 5 notícias que marcam a manhã informativa na TSF.
Corpo do artigo
1. Palavra de José Sócrates: "Nunca - repito nunca - intervim junto da administração da Caixa Geral de Depósitos para que fosse concedido qualquer crédito", diz o ex-primeiro-ministro num artigo de opinião publicado na TSF e no JN. Sócrates acusa o PSD de promover a comissão de inquérito à CGD para voltar a trazer para a praça pública o caso de Vale do Lobo (de que nunca teve conhecimento) e para atacar o banco público - defendendo ele que o país deve discutir se a banca privada não é mais desvantajosa.
2. Há refugiados que fogem de Portugal. O SEF não diz quantos, mas o Nuno Guedes descobriu vários casos - sobretudo vindos da Eritreia (iludidos pela promessa de melhor vida em França).
Hoje é dia Mundial dos Refugiados e nós, aqui na TSF, estamos em dia de balanços. Por cá, apesar das exceções, há belos exemplos de integração - em 370 pessoas inregradas; em Berlim uma responsável do Governo admite que receber 90 mil refugiados num ano resultou num "trabalho horrível" nos primeiros tempos.
E sabe quantos deslocados há agora no mundo, devido a conflitos e perseguições? O número da ONU é um triste recorde.
3. Empate no Reino Unido. A quatro dias do referendo que está a parar a Europa, o "Ficar" parece recuperar terreno e ganhar apoios - o suficiente para animar as bolsas esta manhã.
A Cristina Lai Men, a nossa enviada especial a Londres, descobriu um autarca português preocupado com o mar de dúvidas que os portugueses fazem chegar ao consulado. Mas anotou com satisfação que defensores da saída e da permanência fizeram campanha lado a lado, à porta de um concerto. E os artistas eram...
4. Em Itália, duas mulheres foram eleitas para a presidência das autarquias de Roma e Turim.
5. No europeu de futebol, a surpresa de ontem chama-se Albânia - que chegou ao seu primeiro golo e à sua primeira vitória numa competição internacional. Dito isto, ficará à espera dos outros grupos para saber se passa ou não à próxima fase. Quem já lá estão é a França e a Suíça.
Quanto a nós, confiamos nas palavras de Fernando Santos, ontem no centro de estágio. O Paulo Cintrão, que acompanha tudo ao detalhe lá em França, deixou um desabafo: que saudades do Euro 2004 (não, não é por isso).
PARA OUVIR E LER
Sabia que os primeiros 50 anos do Fado já estão disponíveis na internet? O Rui Lameira fez a reportagem e explica-lhe onde encontrar as primeiras 3 mil gravações.
E o Governo Sombra, decidiu o quê? Falar de "Sexo em praia fluvial, da sina de Sinel e de coisas de somenos como o Brexit". Aqui está ele, no registo da rádio que o lançou.
Para ajudar a um dia bom, deixo-lhe só mais este sonho transformado em realidade: caminhar sobre a água, com a ajuda de Christo. Assim mesmo, com h.
Tenha um dia produtivo e feliz! Até já