"Primeiro o país, depois o partido." Cotrim pede apoio do PSD em detrimento de Marques Mendes

O candidato à Presidência da República, João Cotrim de Figueiredo
Paulo Novais/Lusa
O liberal afirma que é o único "capaz de impedir" que a segunda volta seja disputada entre António José Seguro e André Ventura
O candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo quer que o PSD deixe cair Marques Mendes e o apoie a ele.
Num "apelo público" dirigido a Luís Montenegro, publicado nas redes sociais, o candidato apela ao voto do PSD, alegando que é o unico "capaz de impedir" uma segunda volta com António José Seguro e André Ventura.
Apelo público a Luís Montenegro. Primeiro o país. pic.twitter.com/LdWf5Wwpn6
- João Cotrim Figueiredo (@jcf_liberal) January 14, 2026
Cotrim nota que "os últimos dias mostram" e "os estudos de opinião confirmam" que a Presidência da República tem agora uma "corrida a três para a segunda volta do sufrágio".
O liberal cita o próprio Luís Montenegro e diz que "não se pode cair na armadilha de dispersar votos e ficar amarrados a não ter escolhas boas na segunda volta".
João Cotrim de Figueiredo está consciente de que grande parte dos eleitores e dirigentes do PSD já confiam nele e pede ao líder social-democrata que se junte à sua campanha.
"Sei que mudar o sentido de uma decisão destas exige coragem, mas, como nos ensinou Francisco Sá Carneiro, "Primeiro o país, depois o partido e, por fim, a circunstância pessoal de cada um"", atira.
Cotrim de Figueiredo recorda depois que apoiou as candidaturas de Carlos Moedas e de Pedro Duarte às autárquicas de outubro, em Lisboa e Porto, em circunstâncias que considera similares: "Fi-lo por acreditar que era o melhor para os dois municípios em apreço e para as respetivas populações. Fi-lo, portanto, por considerar tratar-se do melhor para Portugal. Confiei no PSD."
Na última edição da sondagem diária da Pitagórica para TSF, JN, TVI e CNN Portugal, publicada na terça-feira, João Cotrim de Figueiredo aparece na segunda posição, com 20,8%, a 3,1 pontos percentuais de António José Seguro e três décimas acima de André Ventura, enquanto Luís Marques Mendes está no quinto lugar, com 13,2%.
Leia também Sondagem diária: Seguro volta a subir, Cotrim e Ventura separados por décimas, Gouveia e Melo e Marques Mendes caem
Na terça-feira foi também publicada uma sondagem da Universidade Católica para o Público, RTP e Antena 1, onde João Cotrim de Figueiredo obtém 19% das intenções de voto, ficando atrás de André Ventura (24%) e António José Seguro (23%). Nessa sondagem, Luís Marques Mendes surge abaixo, com 14%, empatado com Henrique Gouveia e Melo.