O PSD avança com Negrão. O PS aposta em Ferro. A eleição é já esta sexta-feira.
Corpo do artigo
António Costa, secretário-geral do PS, propôs esta tarde, na primeira reunião da bancada parlamentar socialista, o nome de Ferro Rodrigues para candidato à presidência da Assembleia da República. O anúncio foi recebido com aplausos - audíveis no exterior da sala - por parte de vários deputados do PS.
A candidatura do atual líder da bancada e antigo secretário-geral do partido, confirmada por António Costa na reunião do grupo parlamentar, já tinha sido revelada através do jornal Acção Socialista.
À direita, a candidatura de Fernando Negrão a presidente da Assembleia da República foi proposta pelo presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, em articulação com o líder da bancada social-democrata, Luís Montenegro, à Comissão Política Nacional deste partido, e recolheu um apoio generalizado.
Contactado pela agência Lusa, Fernando Negrão confirmou a candidatura: "Eu candidato-me e aceitei a candidatura não contra nada nem contra ninguém, e com base num princípio que vigora desde 25 de Abril de 1974 de que o presidente da Assembleia da República sai sempre do partido mais votado, do partido ganhador. É esse princípio que me leva a candidatar-me".
A eleição do novo presidente da Assembleia da República está marcada para as 15 horas desta sexta-feira. Antes, às 10 horas, tem início a primeira sessão plenária desta legislatura.