O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Lisboa almoçou, esta quinta-feira, na cantina do Polo Universitário da Ajuda, onde conversou com estudantes sobre vários problemas.
Corpo do artigo
A caminho da cantina, Ricardo Robles vai cumprimentando alunos e professores, enquanto entrega panfletos e o programa do Bloco de Esquerda (BE). Depois aguarda na fila e escolhe a refeição: "Acho que a carne assada não, vou variar um bocadinho porque normalmente é o prato das campanhas. Vou ver se há vegetariano".
A cantina do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), no Pólo Universitário da Ajuda, está cheia de estudantes. A comitiva do BE ocupa uma das longas mesas e depois do almoço, Ricardo Robles procura saber o que preocupa quem ali estuda e trabalha. Ausência de transportes, o prolongamento da linha do metro de Lisboa e a falta de residências universitárias dão mote à conversa.
TSF\audio\2017\09\noticias\27\claudia_arsenio_19h
"No Largo do Intendente estava prevista uma residência universitária, que deixou de o ser e passa a ser - está em obras - um condomínio de luxo. Portanto, é esta lógica da cidade que privilegia sempre o negócio, a mais-valia, o lucro fácil em detrimento do que são as necessidades das pessoas, que estão a ser expulsas e precisam de alternativas de habitação" em Lisboa, afirma Ricardo Robles.
E recorda os seus tempos de estudante: "Eu estava na Associação de Estudantes do Técnico em 1999/2000 e falávamos de residências universitárias. Tivemos a direita na Câmara, nada fez, tivemos dez anos de PS, nada fez. Agora volta a dizer que vai haver residências universitárias. As maiorias absolutas já garantiram que isso não acontece, por isso o voto no BE é determinante para que isso aconteça", defende.
Os estudantes com quem o candidato do BE conversou durante o almoço queixaram-se sobretudo da falta de transportes públicos, o que leva Ricardo Robles a voltar a defender a necessidade de "expansão do metro para a zona ocidental da cidade, que está mal servida de transportes".
Os problemas dos estudantes mantém-se. E a comida da cantina, melhorou? Ricardo Robles garante que sim e que o chili com lentilhas estava "delicioso". "Noto diferença de quando comia na cantina do [Instituto Superior] Técnico, esta pelo menos está muito melhor", disse.