O candidato do BE à Câmara de Lisboa fez um balanço positivo da campanha que termina esta sexta-feira e pediu para que a "abstenção não ganhe" no domingo.
Corpo do artigo
"Estamos muito felizes com a campanha que fizemos e com o apoio que recebemos na rua. Estamos convictos de que todo esse apoio só vale se as pessoas não ficarem em casa", afirmou Ricardo Robles na sessão pública de encerramento da campanha eleitoral do Bloco de Esquerda (BE) em Lisboa, no Largo do Intendente.
O candidato repetiu que, no dia das eleições autárquicas, as pessoas "têm de sair, têm de ir à sua secção de voto e dar esse contributo para a democracia, ir lá e dizerem qual é a escolha que fazem para os próximos quatro anos, porque isso é que determina as suas vidas".
Em Lisboa está em causa, no seu entender, se haverá "melhores transportes públicos na cidade" ou "novamente gente expulsa, a ser levada para fora do sítio onde nasceu, onde cresceu". A "prioridade do BE na Câmara de Lisboa", disse, "será a habitação".
O candidato lembrou que, durante a campanha, insistiu em alguns temas (habitação e transportes), mas falou "com tanta gente sobre tantos temas", recordando alguns como "direitos dos animais, apoios a idosos, direitos LGBT e segurança na rua".
"Esperamos no próximo domingo que a abstenção não ganhe e que ganhe a democracia, a participação, a intenção de as pessoas se unirem e estarem na defesa da sua cidade", disse.
Ricardo Robles deu como um dos exemplos do apoio nas ruas a arruada de hoje, que começou no Largo de Dona Estefânia e terminou no Largo do Intendente, passando pelas ruas Pascoal de Melo, Passos Manuel e dos Anjos.
"Sentimos nesta arruada energia, convicção, determinação das pessoas que vieram falar connosco e que nos disseram 'força, ânimo, vão em frente, vocês precisam de estar na Câmara Municipal de Lisboa'", contou.
Hoje na arruada, na qual participou também a cabeça de lista à Assembleia Municipal de Lisboa, Isabel Pires, Ricardo Robles não contou com a presença de figuras de peso do Bloco de Esquerda, mas teve o apoio de pessoas muito importantes: a mulher e os dois filhos.
Ricardo Robles despediu-se dos que estiveram hoje presentes no Largo do Intendente marcando encontro para domingo ao final do dia no Palácio Galveias "para festejar um grande resultado em Lisboa".