Portugal terá três semanas para corrigir as contas e evitar sanções. Portugal prepara as meias-finais, contra a 3ª seleção mais velha de sempre. E outras três notícias que marcam a manhã na TSF.
Corpo do artigo
1. E vai mais uma carta para Bruxelas. Depois de a Reuters ter noticiado que a Comissão dará três semanas ao Governo português para corrigir as contas e evitar (sanções uma espécie de cartão amarelo com aviso prévio), o Público adianta que o primeiro-ministro vai mandar hoje uma carta a Jean-Claude Juncker, sublinhando cinco argumentos para que as sanções não nos sejam aplicadas. Ao mesmo tempo, Passos Coelho escreve no DN que a culpa... não é dele (mas de Costa, claro).
Por aqui, já tive oportunidade de explicar por que é este o pior cenário para o Governo em funções (embora provavelmente menos mau para o país). O tema continuará a merecer a nossa maior atenção, na antena e no site da TSF. A decisão, já sabe, virá amanhã. E o rescaldo promete ser quente.
2. A dois dias da semi-final, a seleção portuguesa aquece, de olhos postos no adversário. Esta manhã, na conferência de imprensa, André Gomes mostrou muita confiança numa vitória sobre o País de Gales, que não é só a grande surpresa do Europeu - é a terceira seleção mais velha de sempre numa competição destas.
Ontem, o treinador deles falou de Ronaldo (com todo este respeito), enquanto as estrelas portuguesas faziam felizes mais de uma centena de visitantes. Isto enquanto a eficaz França goleou a Islândia, colocando-se na outra meia-final onde defrontará a Alemanha. Portugal poderá jogar contra um deles na final de domingo.
Confiança, pois claro. Apesar daquele engenheiro da EDP que mandou tirar as bandeiras de Portugal daquele café à beira da estrada, não é Fernando Alves? Pois eu voto contra o engenheiro do empata.
3. Quem quer votar num projeto científico? Parece que a Ciência vai ter pela primeira vez um orçamento participativo (assim como acontece nas câmaras). O anúncio foi feito aos microfones da TSF pelo ministro Manuel Heitor. O objetivo? É envolver mais pessoas nas decisões que mais importam para o futuro do país.
4. KC-390, o avião brasileiro com tecnologia portuguesa. O primeiro-ministro vai apresentar hoje um novo aparelho que pode ser usado no combate aos fogos florestais, no transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo e missões de busca e resgate. O ministro da Economia mostra-se orgulhoso... e confiante de que o projeto vai trazer emprego.
5. E este calor? A semana começará um pouco mais fresca do que o dia de ontem, na certeza de que continuaremos a viver em pleno o verão, acima dos 30 graus por todo o país.
PARA OUVIR E LER
Guardei-lhe o Governo-sombra, desta vez numa reunião incendiária...
Mas também a Zona de Conforto, onde o Pedro Adão e Silva nos deixa música boa para aproveitar bem os dias quentes.
Que tenha um bom dia, produtivo mas de sorriso rasgado. Até amanhã!