Sondagem diária: Seguro outra vez em vantagem. Cotrim ultrapassa Ventura que cai para terceiro

Créditos: José Coelho/Lusa
Na sexta sondagem diária da Pitagórica para TSF/JN, TVI/CNN Portugal, António José Seguro recupera a liderança dentro do empate técnico, mas colado a Cotrim que agora é o segundo. Ventura e Mendes deslizam
Separados por décimas, os três primeiros candidatos trocam de lugares em relação a sexta-feira, sendo agora António José Seguro quem recupera a vantagem com 20,8% de intenções de voto, beneficiando de uma quebra nos candidatos mais à esquerda.
Mas, tal como na sexta-feira, Seguro tem muito perto João Cotrim de Figueiredo, que também sobe quase 1pp para os 20,1% e ultrapassa André Ventura, que cai de primeiro para terceiro com 19,8%. Ou seja, Seguro e Cotrim estão separados por 0,7 décimas, Cotrim e Ventura por 0,3 décimas. Tudo empatado, portanto.
Ainda dentro do empate, tendo em conta a margem de erro, Henrique Gouveia e Melo tem 17,4%, uma subida em relação a sexta-feira.

Pelo contrário, Luís Marques Mendes que, nos últimos dias, parecia inverter a tendência de queda, volta a descer para 15,7%. O candidato apoiado pela AD ainda é aquele que os inquiridos indicam como tendo maior dinâmica de vitória, ou seja, quem pensam que pode vencer, mas analisando a evolução ao longo da semana, constata-se que também aí houve uma quebra de 7pp.
Já António José Seguro viu, nesta semana, aumentar 6pp essa dinâmica de vitória, embora esteja, nesta questão, atrás de Mendes e Ventura e empatado com Gouveia e Melo.
No fundo da tabela de intenções de voto estão Catarina Martins (2,7%), António Filipe (1,8%), Jorge Pinto (0,8%) e Manuel João Vieira (0,6%).
Por eleitorados, Ventura é quem fixa melhor quem votou no Chega (embora com ligeira quebra ao longo da semana). Seguro atinge o valor mais alto de fixação do votos socialista (54%), enquanto Marques Mendes não descola dos 30% na AD, vendo Cotrim de Figueiredo captar cerca de 20% do eleitorado da AD e Gouveia e Melo outros quase 20%. O almirante na reserva ainda vai buscar outros 20% junto de quem vota no PS.
FICHA TÉCNICA
De 7 a 9 de janeiro foi recolhida diariamente pela Pitagórica para a TSF, JN e TVI/CNN Portugal, uma subamostra de um mínimo de 202 entrevistas representativa do universo eleitoral português tendo por base os critérios de género, idade e região. O resultado do apuramento dos três últimos dias de trabalho de campo, implica uma amostra 608 indivíduos que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,06%.
O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores portugueses, sobre temas relacionados com as presidenciais. A taxa de resposta foi de 50,62% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva.