
O candidato à Presidência da República, André Ventura
Tiago Petinga/Lusa
Ao quinto dia da sondagem diária, André Ventura lidera dentro do empate técnico que separa os cinco candidatos com possibilidade de passagem à segunda volta. Cotrim lidera entre jovens e classes mais altas e aproxima-se de Seguro que volta a descer
A fechar a semana, permanece a dúvida sobre quem vai passar à segunda volta, com os cinco candidatos separados por muito pouco, tendo em conta a margem de erro desta sondagem diária.
André Ventura, estável, mantém a vantagem e beneficia do deslize de António José Seguro que desce há dois dias cosecutivos. Ventura tem 20,5%, Seguro regista 19,7% e tem como consolação o facto de atingir mais de metade de intenções de voto junto dos eleitores socialistas.

Ainda assim, é seguido de muito perto por João Cotrim de Figueiredo que sobe mais de 1 ponto percentual e tem 19,2% , ou seja, apenas meio ponto abaixo de Seguro.
Em quarto, Henrique Gouveia e Melo desce para os 17,2%, seguido por Luís Marques Mendes, em recuperação lenta para os 16,8%.
Fora deste pelotão, estão Catarina Martins, com 3%, António Filipe, com 2,3%, Jorge Pinto tem 0,7% e Manuel João Vieira desce para 0,3%.
Ficha técnica
De 6 a 8 de janeiro foi recolhida diariamente pela Pitagórica para a TSF, JN e TVI CNN Portugal, uma subamostra de um mínimo de 202 entrevistas representativa do universo eleitoral português tendo por base os critérios de género, idade e região. O resultado do apuramento dos 3 últimos dias de trabalho de campo, implica uma amostra 608 indivíduos que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,06%.
O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores Portugueses, sobre temas relacionados com as presidenciais. A taxa de resposta foi de 50,50% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva.