Sondagem diária: Ventura pela primeira vez em vantagem dentro do empate técnico a cinco

Tiago Petinga/Lusa
Separados por décimas, André Ventura e António José Seguro permanecem à frente, mas empatados, dentro da margem de erro da sondagem da Pitagórica para TSF/JN e TVI/CNN Portugal. Marques Mendes volta a recuperar, mas ainda abaixo de Cotrim e Gouveia e Melo
Ao quarto dia desta sondagem diária, ainda está tudo empatado, mas André Ventura sobe, ultrapassa por décimas António José Seguro e é o primeiro nome nas intenções de voto com 20,5%. Logo a seguir surge Seguro, que desliza quase um ponto percentual para os 20,1%.

João Cotrim de Figueiredo reforça a terceira posição com 18,1%, acima de Henrique Gouveia e Melo, que tem 17,8%. Marques Mendes volta a recuperar terreno para os 16,7%
No fim da tabela estão Catarina Martins, com 3%, António Filipe, com 2,4%, Jorge Pinto, com 0,8% e Manuel João Vieira, tem 0,4%.

Nesta sondagem, Cotrim lidera no voto mais jovem, Seguro entre os mais velhos e, embora tenha deslizado umas décimas, consegue segurar uma fatia maior daqueles que dizem votar no PS: são cerca de 48%.
Independentemente da forma como vão votar, mais inquiridos consideram que são Marques Mendes e André Ventura quem tem mais hipótese de passar à segunda volta.

Ficha técnica
De 5 a 7 de janeiro foi recolhida diariamente pela Pitagórica para a TSF, JN e TVI CNN Portugal, uma subamostra de um mínimo de 202 entrevistas representativa do universo eleitoral português tendo por base os critérios de género, idade e região. O resultado do apuramento dos 3 últimos dias de trabalho de campo, implica uma amostra 608 indivíduos que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,06%.
O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores Portugueses, sobre temas relacionados com as presidenciais. A taxa de resposta foi de 51,57% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva.