O alerta do Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do rio Douro decorre da conjugação do mau tempo com a preia-mar.
Corpo do artigo
Em comunicado o CPPC alerta para "as condições de preia-mar de marés vivas com ondulação do quadrante oeste de quatro a cinco metros de altura previstas às 15:11 horas locais, retarda os caudais de escoamento no troço do rio Douro da Foz a Crestuma, podendo agravar as necessidades de descarga da albufeira de Crestuma, com possível inundação na Ribeira do Porto/Gaia, de Miragaia e Alfandega, situação que será acompanhada".
Por seu lado a Câmara do Porto informou hoje que se as condições meteorológicas se agravarem, o rio Douro pode galgar as margens na zona ribeirinha às 03:00 da manhã, mas assegurou que neste momento "não há risco iminente de cheia".
A proteção civil registou hoje mais de 130 ocorrências no distrito do Porto por causa do mau tempo, na sua maioria inundações, com os concelhos da Maia e Matosinhos a serem os mais afetados durante a manhã.
O distrito do Porto é um dos 10 que estão com aviso laranja (o segundo mais grave) emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a que se juntam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra, os últimos quatro por causa da agitação marítima.