"Afirmações vergonhosas." Rui Rocha diz que Lula da Silva veio a Portugal para "atacar a UE"
O líder da IL considera que os discursos do Presidente brasileiro são "verdadeiramente equivalentes no desprezo pelo direito internacional, pela paz e pela liberdade".
Corpo do artigo
O líder da Iniciativa Liberal criticou as declarações de Lula da Silva relativamente à guerra na Ucrânia, apelidando-as de "vergonhosas".
"Lula da Silva veio a solo português atacar a União Europeia, afirmando que esta, 'se não faz a paz, contribui para a guerra'. Depois de uma sucessão de afirmações vergonhosas de Lula, baseadas na inaceitável equivalência entre invasor e agredido, temos agora a equivalência entre os que agridem e aqueles que dão apoio a quem se defende", acusa Rui Rocha, numa publicação no Twitter.
Lula da Silva veio a solo português atacar a União Europeia, afirmando que esta, "se não faz a paz, contribui para a guerra". Depois de uma sucessão de afirmações vergonhosas de Lula, baseadas na inaceitável equivalência entre invasor e agredido, temos agora a equivalência entre...
- Rui Rocha (@ruirochaliberal) April 22, 2023
Para o líder liberal, "há uma enorme miséria moral nesta argumentação reiterada que poderia ser utilizada pelo próprio Putin ou também pelo PCP, por Bolsonaro ou por Salvini".
E remata: "As suas posições e discursos são, estes sim, verdadeiramente equivalentes no desprezo pelo direito internacional, pela paz e pela liberdade."
Lula da Silva voltou este sábado a condenar a invasão russa da Ucrânia, ainda que tenha reiterado "uma solução negociada" para o conflito.
"Precisamos de criar urgentemente um grupo de países que tente sentar-se à mesa, tanto com a Ucrânia como com a Rússia, para encontrar a paz", disse o Presidente do Brasil, depois de ter sido recebido por Marcelo Rebelo de Sousa.