"Kit para 72 horas" por causa da tempestade: água, lanterna e rádio. Saiba o que deve fazer

Créditos: Rui Menderico/Lusa
"Utilize geradores exclusivamente no exterior das habitações, afastados de portas e janelas, prevenindo a acumulação de gases tóxicos", pede o Governo
O Governo apresentou esta quarta-feira várias recomendações e um "kit para 72 horas" para as pessoas se precaverem de possíveis efeitos que o novo temporal pode provocar.
Nas redes sociais, o Executivo recomenda que a população "siga sempre as indicações das autoridades e dos serviços de proteção civil" e "evite aproximar-se de árvores instáveis, estruturas danificadas, cabos elétricos caídos ou zonas sinalizadas como perigosas".
Além disso, o Governo pede que as pessoas redobrem "os cuidados durante trabalhos em altura, como subidas a telhados", assegurem "a utilização segura de lareiras, salamandras e outros sistemas de aquecimento", chamando a atenção para a "ventilação adequada, limpeza de chaminés e extinção total das brasas".
"Utilize geradores exclusivamente no exterior das habitações, afastados de portas e janelas, prevenindo a acumulação de gases tóxicos" e "mantenha vigilância acrescida das habitações, sobretudo das que se encontrem temporariamente desocupadas, e comuniquem de imediato qualquer situação suspeita às forças de segurança", alerta ainda.
No "kit para 72 horas", o Governo sugere "água e comida não perecível para três dias", "kit de primeiros socorros com medicamentos essenciais", equipamentos de energia e comunicação, como "lanterna, rádio, pilhas e power bank", "roupa, manta e calçado resistente" para proteção e conforto e objetos de "higiene pessoal e sacos do lixo".
Por fim, o Governo sugere guardar "cópias de documentos numa bolsa impermável" e ter por perto outros objetos como "apito, canivete, dinheiro e mapa".