O que diz Ricardinho, o melhor do mundo no Futsal, de Ronaldo? Um alerta terrorista pela manhã, em Bruxelas. E uma redução do preço do tabaco. As notícias da manhã na TSF.
Corpo do artigo
1. A suspeita de um ataque terrorista em Bruxelas levou, esta manhã, à detenção de um suspeito em pleno centro comercial, acreditando que este transportava um cinto de explosivos. O primeiro-ministro convocou uma reunião de emergência. A notícia está a abrir os noticiários desta manhã - e está em permanente atualização aqui.
2. Tudo como dantes no Reino Unido? Enquanto as sondagens mostram uma recuperação dos que preferem a permanência na Europa (hoje está empate, diz o FT), a Cristina Lai Men descobriu um português que já só come, dorme e faz campanha.
Mas não há dúvida que o referendo europeu está a levar muita gente para a rua. É o caso de Matthew, que nunca tinha participado numa campanha, nos 44 anos que leva de vida e pede às pessoas que passam que votem Leave. "Este é um voto muito importante, não sei quando será o próximo, porque o último foi em 1975 e eu tinha 3 anos. Pensei: acredito nisto e por isso, tenho de agir agora", disse ele à Cristina.
Já em Tordesilhas, o voto vai ser outro, como nos conta o Afonso de Sousa, o nosso enviado especial ao país vizinho, para acompanhar as também importantíssimas eleições espanholas.
3. De forma inesperada, fumar ficou mais barato. A Tabaqueira aproximou os preços daqueles que existiam antes do aumento de impostos previsto no último Orçamento de Estado. Menos 10 cêntimos, confirmados pela empresa e justificados com a "política comercial". O Nuno Guedes explica aqui.
4. O PSD pergunta se é preciso tanto dinheiro. Para a Caixa, claro. A justificação para o inquérito parlamentar já chegou e os sociais-democratas acabaram apenas com a companhia do CDS. O Bloco pôs-se de lado e insiste num "passar a pente fino" dos empréstimos da Caixa dos últimos 20 anos. Resultado: 3 avaliações ao banco público em três meses, sintetiza o Público: uma de Bruxelas, uma na AR e outra a pedido do Bloco. Como a coisa promete, o Manuel Acácio dá-lhe honras de Fórum TSF, já daqui a pouco.
5. E do Euro? Novidades? Um surpreendente País de Gales, que ficou acima da Inglaterra; Uma nova bola oficial para a competição (vai uma aposta como nos dá sorte?); Uns adeptos irlandeses que só dispersam ao som de música posta pela polícia francesa - e que aparentam ser os melhores do mundo (garantia do Ricardo Oliveira Duarte).
E, a propósito disso, o que dirá o melhor do mundo do outro melhor do mundo? Ricardinho, o português que é o número 1 do Futsal, falou com o Paulo Cintrão e deu a receita para Ronaldo lidar com as críticas e os críticos. Acima de tudo, deixo uma palavra para ele: "Que jogue com alegria".
Confiante, o João Ricardo Pateiro escreve que ele e o Paulo Cintrão partem para Lyon sem fazer check out.
PARA OUVIR E LER
Ainda não vos tinha falado do regresso das Vozes da Rádio. O Mário Dias falou com eles há dias e o som que mostra a pérola está aqui.
Ainda com som de fundo, o José Carlos Barreto aconselha hoje o "Clássicos São os Trapos", aqui na Fila J.
Quanto ao Miguel Guilherme, dedicou-se a um momento muuuiiito particular deste europeu de futebol.
É assim que me despeço por hoje. Dia feliz e produtivo para si.