Alterações climáticas. Marcelo avisa jovens para não confiarem nos decisores e lutarem por si
Presidente da República participou num encontro de 150 jovens de 30 países no âmbito da Conferência dos Oceanos, que se realiza em Lisboa nos próximos dias.
Corpo do artigo
O Presidente da República avisou este domingo os jovens para não confiarem nos decisores e lutarem por si contra as alterações climáticas e pelos oceanos, embora admitindo que há exceções e deixando elogios ao secretário-geral das Nações Unidas.
Marcelo Rebelo de Sousa discursava na sessão de encerramento do Fórum da Juventude e Inovação da Conferência dos Oceanos da ONU 2022 (UNOC - United Nations Ocean Conference), que decorre na praia do Carcavelos (concelho de Cascais), e na qual participa também António Guterres.
"Têm de lutar por vocês, não confiem nos decisores, há exceções, há alguns que serão sempre os vossos maiores aliados, mas não a maioria", disse, apontando o secretário-geral das Nações Unidas como uma das vozes "muito vocal e muito forte" neste campo.
O Presidente da República deixou, por isso, um conselho aos cerca de 150 jovens de 30 países que participaram neste Fórum: "A única forma de ser mais forte é lutar por isso e não acreditar que alguém lute por vocês".
No final da sua curta intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa deixou ainda um convite, frisando que costuma nadar em praias como a de Carcavelos duas ou três vezes por semana.
"Enquanto o secretário-geral da ONU dá entrevistas, convido-vos a ir ao banho comigo", desafiou.