Américo Aguiar tomará posse na nova diocese no dia 26 de outubro.
Corpo do artigo
O papa Francisco nomeou, esta quinta-feira, Américo Aguiar como novo bispo de Setúbal. Depois da Diocese de Lisboa e da Jornada Mundial da Juventude, o futuro cardeal abraça uma nova missão.
"O Papa Francisco nomeou hoje D. Américo Manuel Alves Aguiar como Bispo de Setúbal", lê-se num comunicado da CEP.
TSF\audio\2023\09\noticias\21\manuel_vilas_boas_12h
Américo Aguiar, de 49 anos, tomará posse da sua nova diocese no dia 26 de outubro, data em que se completam 48 anos sobre a ordenação episcopal do primeiro bispo de Setúbal, Manuel Martins.
A diocese de Setúbal estava sem bispo titular desde o início de 2022, quando o atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, foi nomeado bispo de Leiria-Fátima.
Américo Aguiar, que no próximo dia 30 de setembro será criado cardeal no consistório a realizar no Vaticano, é o quarto bispo de Setúbal, depois de Manuel Martins, Gilberto dos Reis Canavarro e José Ornelas.
Nascido em Leça do Balio, Matosinhos, em 12 de dezembro de 1973, Américo Aguiar foi ordenado padre em 2001 e bispo em 2019.
É presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, tendo sido o principal rosto da organização do encontro mundial de jovens com o Papa, que se realizou em Lisboa entre 01 e 06 de agosto deste ano.