GNR diz que nada aponta para fogo posto no Andanças mas investigações continuam

Pedro Martins/Global Imagens
O comandante da GNR de Portalegre diz que é pouco provável mas ainda não está afastada a hipótese de fogo posto no incêndio que ontem destruir mais de 400 viaturas no Festival Andanças.
Corpo do artigo
Em declarações esta manhã à TSF, Carlos Belchior diz que o trabalho de identificação está a ser difícil, e explica que as perícias que começaram esta manhã envolvem várias forças policiais.
"Desde cedo que a GNR, a Polícia Judiciária e agentes da área de investigação criminal estão a realizar perícias para identificação dos veículos e dos proprietários. É uma tarefa que vai ser exaustiva, são muitos veículos e os próprios proprietários têm alguma dificuldade em reconhecer os veículos devido ao estado em que ficaram".
Questionado sobre a possibilidade de se tratar de um caso de fogo posto, o responsável da GNR de Portalegre diz que nada aponta nesse sentido mas "as averiguações ainda não estão concluídas".
Carlos Belchior diz que a origem do incêndio está identificada, mas os trabalhos no terreno vão arrastar-se por algum tempo. "O primeiro veículo está identificado, as perícias continuam e será um trabalho pelo menos para vários dias; será o tempo necessário para concluir os trabalhos".
Fonte da Polícia Judiciária confirmou à TSF que as provas recolhidas indicam que a causa do incêndio terá sido um curto-circuito numa das viaturas estacionadas no Parque de estacionamento. A investigação ainda não terminou, mas esta fonte da PJ diz que até ao momento tudo indica neste sentido.
O incêndio que deflagrou ontem num parque de estacionamento nas imediações do festival, que se realiza no distrito de Portalegre, destruiu 422 viaturas e danificou parcialmente outras nove, segundo a Proteção Civil.
Embora sem ferimentos graves, três pessoas foram assistidas no local, duas das quais foram transportadas para o hospital de Portalegre, por inalação de fumos.
A organização do festival 'Andanças' já assegurou que tem "um seguro que cobre os danos" resultantes do incêndio, estando em contacto com a seguradora para fazer uma avaliação.
O Andanças - Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.