O apoio do Governo destinado a jovens adultos pode pagar entre 30 e 50 por cento do montante da renda.
Corpo do artigo
Trata-se de um aumento de 19 por cento de jovens apoiados pelo Porta 65. O apoio do Governo para as rendas dos jovens chegou a 12.438 pessoas, na sequência do concurso de abril a maio deste ano.
Os números foram revelados pelo ministério da Habitação, que faz questão de recordar que o concurso de abril foi o primeiro em que foram aumentados os tetos máximos de rendas.
TSF\audio\2023\09\noticias\06\francisco_nascimento_10h
O Governo dá nota que "100% de candidatos elegíveis vão receber o apoio" mensal, que será depositado nas contas já a partir do mês de setembro. Para ser abrangido pelo porta 65, o candidato deve ter entre 18 e 35 anos, ou 37 anos se a candidatura for feita por um casal legalmente casado ou em união de facto.
No primeiro ano, o apoio do Governo pode pagar entre 30 e 50 por cento do montante da renda, e é renovável até cinco anos, mediante nova candidatura.
A partir de agora, as candidaturas para o Porta 65 deixam os períodos fixos e passam a ser contínuas, ou seja, os jovens adultos podem candidatar-se durante todo o ano, no portal destinado ao concurso.
Dada a crise no mercado da habitação, este ano, o Governo adicionou uma nova modalidade ao programa: o porta 65+, destinado a pessoas de todas as faixas etárias. No entanto, para ser elegível, tem de registar uma quebra de rendimentos de mais de 20% em comparação com o período homólogo ou aos três meses anteriores.