O júri já escolheu entre os muitos projetos apresentados e que, agora, vão ter de ser transformados em reportagens até novembro. É a primeira edição das bolsas Academia de Notícias, uma iniciativa da Notícias Ilimitadas em parceria com a Fundação Mestre Casais
Corpo do artigo
Mariana Vieira, Carolina Malheiro e Francisca Eichman são as contempladas com a Bolsa TSF de Jornalismo, dedicada ao tema "Cidadania na Era do Digital". As três alunas frequentam o curso de Ciências de Comunicação da Universidade Lusófona do Porto e dispõem agora de quase cinco meses para realizar a reportagem a que se propuseram e que será transmitida na TSF e em tsf.pt, no próximo mês de novembro.
O padrão feminino, que tem vindo a acentuar-se nos cursos de jornalismo e nas redações, está maioritariamente presente nas candidaturas contempladas com as quatro bolsas.
À exceção de Fernanda Souza, da Universidade do Porto, que conquistou o júri na Bolsa O Jogo (“O desporto como veículo de inclusão”), nas restantes categorias as propostas selecionadas foram elaboradas em equipa.
São quatro as bolsas atribuídas e cada uma delas tem o valor de 2500 euros. Beatriz Ferreira e Tânia Costa, da Universidade do Minho, venceram a categoria da Sustentabilidade, temática escolhida pela Fundação Mestre Casais, parceira da iniciativa. A Universidade Nova de Lisboa é a instituição de origem da dupla vencedora da Bolsa JN, Mariana Gomes e Ana Costa. As duas alunas vão trabalhar sobre Coesão Territorial.
A iniciativa destina-se a alunos de cursos de Comunicação de 11 instituições de ensino superior parceiras da Academia de Notícias, bem como a recém-licenciados que tenham concluído o curso há menos de um ano. Identificados os projetos vencedores em cada categoria, os trabalhos jornalísticos vão agora ser desenvolvidos sob orientação das redações do JN, TSF e O Jogo, sendo de conclusão obrigatória até final de novembro.
“As bolsas da Academia de Notícias permitem a jovens estudantes ou formados em comunicação social um primeiro contacto com o trabalho jornalístico, com a vantagem de verem os seus trabalhos publicados em órgãos de referência como o JN, a TSF ou o Jogo”, destaca José Mendes, presidente da Fundação Mestre Casais, sublinhando ter sido esta a razão de fundo para que a instituição não tenha hesitado em apoiar o projeto. “Meios de comunicação social e academia são uma combinação de futuro e nós queremos, naturalmente, estar presentes.”
Domingos de Andrade, administrador da Notícias Ilimitadas, que detém o JN, a TSF e O Jogo, destaca a inovação e a partilha de experiências entre títulos históricos e o mundo académico como um dos objetivos desta iniciativa: “Atravessamos transformações tecnológicas e culturais complexas e queremos estar preparados para os desafios que o setor vai continuar a atravessar.”
Além das bolsas, o projeto da Academia contempla áreas de publicação de trabalhos de jovens estudantes nas páginas dos três títulos, na internet, e a emissão de reportagens na TSF, bem como a atribuição de pacotes de assinaturas para as instituições de ensino e ações conjuntas entre os meios de comunicação e os cursos nesta área. Pretende-se, com a Academia de Notícias, abrir novos espaços de visibilidade e oportunidades para estudantes e recém-licenciados, e contribuir para a transição entre o período de formação académica e a inserção no mercado laboral do jornalismo em Portugal.
