
Foto: Tony Dias/Global Imagens (arquivo)
Este é o trabalho vencedor da Bolsa TSF da Academia de Notícias na categoria "A cidadania na era digital". A autoria é de Carolina Malheiro, Francisca Eichman e Mariana Vilela, da Universidade Lusófona do Porto
A metáfora do quadrado alude ao símbolo da quina, muitas vezes tatuado nas mãos dos reclusos, significando um homem entre quatro paredes. Mas o quadrado é também simbólico de outros confinamentos, como o de um quarto de hospital, espaço onde quem luta pela saúde mental se recolhe. É por dentro destas quatro paredes que a reportagem observa e procura compreender como a cidadania digital e o acesso aos meios digitais se manifestam nestes dois mundos de confinamento: o da prisão e o da hospitalização psiquiátrica.
As vencedoras da Bolsa TSF
Mariana Vilela, 21 anos, é licenciada em Ciências da Comunicação, com especialização em Jornalismo, pela Universidade Lusófona do Porto. Acredita num jornalismo plural e no valor de contar histórias com rigor e responsabilidade. Tem experiência em locução, interpretação e dobragem, complementada por formação teatral.
Carolina Malheiro, 21 anos, é licenciada em Ciências da Comunicação, com especialização em Jornalismo, pela Universidade Lusófona do Porto. Formada em Multimédia, pela Escola de Formação Técnica MasterD. Atualmente frequenta o Mestrado de Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Defende o jornalismo como uma prática de dar voz a histórias relevantes, sustentada pelo rigor informativo e pela responsabilidade editorial. Dedica o seu interesse profissional ao jornalismo radiofónico, à fotografia e ao design editorial.
Francisca Eichman tem 21 anos e é de Espinho. É licenciada em Ciências da Comunicação, no ramo de jornalismo, pela Universidade Lusófona do Porto. Interessa-se pela escrita e pela rádio. O que a motiva no jornalismo é a capacidade de conhecer e contar histórias para que cheguem a mais pessoas.
Leia as outras reportagens vencedoras
Categoria Sustentabilidade
A realidade das cidades que resistem ao silêncio: o lado de quem fica e não emigra
Categoria Desporto Inclusivo
Pelos caminhos da fé no futebol, "uma das atividades que pode unir pessoas de várias religiões"
Categoria Coesão territorial e assimetrias regionais
Aldeia de Casal Diz: retrato de um Interior perdido no tempo

