Apesar de ser prestigiante para a PJ, a ASFIC lamenta que o galardão não seja para a instituição, porque quem faz as investigações não é o director nacional da Polícia Judiciária.
Corpo do artigo
O director nacional da Policia Judiciária (PJ) vai ser condecorado pelas autoridades espanholas. Almeida Rodrigues vai receber a cruz de mérito policial, o mais alto galardão da policia nacional de Espanha, pelo trabalho realizado pela PJ contra a tentativa de implementação da ETA em Portugal.
Contactado pela TSF, Carlos Garcia, da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC), confessou que preferia que o prémio fosse entregue à instituição porque quem faz a investigação são os inspectores e não director nacional.
«Qualquer condecoração é sempre prestigiante para a PJ, mas gostava de salientar que não são os directores que fazem as investigações, são os investigadores, os inspectores os coordenadores de secções que têm a seu cargo esse tipo de crimes», explicou Carlos Garcia.