As candidaturas de António José Seguro e de Francisco Assis acertaram realizar três debates, dois para militantes e um numa televisão, antes da eleição para secretário-geral do PS.
Corpo do artigo
O modelo final estabelecido entre as duas candidaturas ao cargo de secretário-geral do PS aproxima-se mais das pretensões de António José Seguro do que das de Francisco Assis, já que o ex-líder parlamentar socialista pretendia travar com o seu opositor seis debates no total, em Lisboa, Porto, Braga e Coimbra, numa televisão e num jornal.
Segundo António Galamba, director de campanha de António José Seguro, o primeiro frente-a-frente deverá ocorrer no próximo dia 12 na SIC-Notícias, seguindo-se debates em Lisboa (dia 13) e no Porto (dia 19), antes das eleições directas neste partido, que se realizarão nos dias 22 e 23 neste mês.
Em declarações à Agência Lusa, a deputada socialista Ana Catarina Mendes, directora da candidatura de Francisco Assis, lamentou o resultado alcançado.
«Dada a total indisponibilidade da candidatura de António José Seguro para a realização de um debate alargado no partido, entendemos que mal por mal mais vale haver poucos debates do que nenhum. Lamentamos que não haja a possibilidade de haver debates com os militantes nas federações de Braga e de Coimbra», afirmou Ana Catarina Mendes.
Já da parte da candidatura de António José Seguro, António Galamba considerou à Agência Lusa que o modelo de debate alcançado «está em sintonia com a tradição do partido e com o objectivo de fazer o debate» com os militantes.
«A nossa prioridade é o debate com os militantes e lamentamos que questões que poderiam e deveriam ter sido resolvidas internamente se tenham transformado em debate político e público», disse, numa crítica indirecta à candidatura de Assis.