O presidente da Associação Académica de Coimbra sugere ao ministro da Educação que vá ao terreno para ficar melhor esclarecido sobre o abandono universitário.
Corpo do artigo
Este desafio surge depois de Nuno Crato ter dito que desconhece que haja mais estudantes a desistirem do ensino superior por falta de apoios.
O presidente da Associação Académica de Coimbra admitiu que Nuno Crato esteja a falar com base na anulação de matrículas. No entanto, para o dirigente académico, raramente quem desiste cancela a sua ligação com a universidade.
«Não é a mesma coisa estar em Lisboa, no ministério, ou contactar diariamente com os estudantes como nós contactamos», afirmou Ricardo Morgado.
«Os dados com que o sr. ministro se baseia são, provavelmente de anulação de matrícula, mas, quem está dentro do assunto, sabe que está em causa um abandono silencioso», sublinhou, acrescentando que as declarações de Nuno Crato não correspondem à verdade.
Ricardo Morgado disse ainda que a associação académica pretende mesmo criar um mecanismo de socorro aos estudantes que passam por maiores dificuldades.