A presidente da Assembleia da República expressou hoje durante a reunião da conferência de líderes parlamentares o desejo de que «todos respeitem» a cerimónia do 25 de Abril.
Corpo do artigo
«Fez um apelo, um desejo, de que todos respeitem a cerimónia», transmitiu aos jornalistas o porta-voz da conferência de líderes, o deputado do PSD Duarte Pacheco.
Na conferência de líderes, a presidente foi questionada pelo PCP e pelo BE sobre o facto de ter havido cidadãos que, de forma organizada, queriam assistir nas galerias às comemorações do 25 de Abril no Parlamento e a quem foi dito que os lugares nas galerias já estavam preenchidos.
Assunção Esteves respondeu que «quis privilegiar, na lógica de abertura do Parlamento à sociedade, o convite a escolas», nomeadamente do ensino básico, ficando sempre salvaguardados os convites que os próprios grupos parlamentares quisessem efetuar, transmitiu Duarte Pacheco.
Os grupos parlamentares «aceitaram como boa a explicação dada pela presidente», disse o porta-voz da conferência de líderes.
Entre os grupos de cidadãos que pretendiam assistir à cerimónia das galerias, foi referida por Duarte Pacheco uma associação de militares.
A própria presidente convidou a Associação 25 de Abril, que já anunciou que não estará representada, e os antigos presidentes da República, assinalou o porta-voz da conferência de líderes.
O antigo Presidente da República Mário Soares anunciou igualmente a sua ausência da sessão solene no Parlamento, o que, à semelhança da associação 25 de Abril, acontece pelo segundo ano consecutivo.