O Jornal de Notícias desta quarta-feira garante que há um exército de miúdos pronto a disparar em todas as direcções no âmbito de ataques informáticos a sites portugueses.
Corpo do artigo
A TSF não conseguiu confirmar o rigor da notícia, mas David Sopas, especialista em segurança informática e editor da página Websegura confirmou que os hackers actuam numa rede apertada.
Por isso, explicou, é possível que quem já pirateou sites oficiais nos últimos dias possa estar a procurar reforços.
«Estes grupos tentam angariar o máximo de jovens e adolescentes para apenas clicarem em botões, por exemplo. É como se fosse um exército, com generais e peões, para atacar em massa vários serviços», disse.
O especialista alertou que este método «pode provocar muitos estragos e grandes prejuízos financeiros», além de «fugas de informação».
O JN avançou que as autoridades já terão identificado o núcleo duro dos piratas, mas David Sopas notou que só um deslize de atenção permite desmascarar um pirata experiente.
«Os grandes cabecilhas por trás destes grupos são difíceis de apanhar», porque usam a Internet em locais públicos, aparecendo como anónimos, explicou.
Ainda assim, o especialista avisou que «é fundamental as autoridades estarem atentas aos movimentos destes grupos», sendo que «certamente irão surgir noutros no futuro».