A vontade de Paula Teixeira da Cruz parece estar a chegar ao fim. Em outubro, a ministra da Justiça referia, no Fórum TSF, que não desistira por nada da criação do registo nacional de pedófilos. A base de dados, sabe a TSF, é uma dos assuntos do Conselho de Ministros de hoje.
Corpo do artigo
O Governo pode aprovar hoje a criação da polémica base de dados com toda a informação sobre pessoas conhecidas por pedofilia. A TSF já confirmou que o assunto está na agenda da reunião do Conselho de Ministros.
O tema, que tem sido um dos projetos pelos quais mais se tem batido a ministra da Justiça, vai no entanto ser discutido sem a presença da própria. Paula Teixeira da Cruz estará ausente para cumprir outros compromissos.
O surgimento de um registo nacional de pedófilos tem alimentado polémica e críticas sobre os riscos que acarreta.
Do lado da ministra da Justiça, a atitude foi sempre a mesma. Paula Teixeira da Cruz garantiu sempre que não iria desistir da criação de uma base de referenciação de pedófilos.
Em outubro do ano passado, intervindo no Fórum TSF, Paula Teixeira da Cruz avisava que em defesa do superior interesse da criança, iria até ao fim para pôr em ação o registo nacional de pedófilos. Para isso apresentou três argumentos: o superior interesse da criança, a taxa de reincidência e os efeitos do abuso sexual.