À agência Lusa, o bastonário da Ordem dos Médicos admitiu que os médicos envolvidos num esquema de potencial fraude com medicamentos poderão até vir a ser expulsos da profissão.
Corpo do artigo
O bastonário da Ordem dos Médicos promete mão pesada contra os clínicos envolvidos na potencial fraude com medicamentos do SNS, que afectam cerca de 40 por cento das despesas do Estado, situação apurada por um relatório da Inspecção-geral de Finanças de 2010, ao qual o Diário Económico teve acesso.
Em declarações à agência Lusa, José Manuel Silva lembrou que os «médicos são os primeiros interessados em que haja mecanismos que possibilitem a detecção de médicos prevaricadores».
«Garanto que se houver médicos envolvidos neste circuito fraudulento do medicamento a Ordem dos Médicos será extraordinariamente severa com esses médicos e poderá chegar à expulsão da profissão», acrescentou.
Para José Manuel Silva, «criou-se neste país uma ideia de que o crime compensa, porque mesmo que as pessoas sejam apanhadas as penalizações são mínimas», daí que «tem de haver uma efectiva necessidade de investigação».
«Caso contrário, não vamos ter qualquer possibilidade de equilibrar as nossas finanças públicas. A principal noção deste novo Governo é dotar os meios de investigação de capacidade e recursos técnicos e humanos para efectivamente detectar e combater a fraude e a corrupção», concluiu.