
Pedro Filipe Soares
DR
O BE afirmou que «o Governo tem de perceber que a realidade lhe está a tirar o tapete a si e às suas políticas» e defendeu que este tem «reconhecer que falhou» e «romper» com a austeridade.
Corpo do artigo
«O Governo devia perceber que a sua estratégia falhou, a única alternativa é mudar de estratégia», disse o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, ao jornalistas no Parlamento.
O Banco de Portugal espera que a economia portuguesa destrua mais 3,3% dos empregos durante este ano até conseguir atingir uma «relativa estabilidade» em 2014.
No Boletim Económico da Primavera hoje divulgado, a instituição diz que esta continuação da destruição de emprego a um elevado ritmo deverá acontecer após uma queda de 4,2% do emprego verificada durante o ano passado, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística.
Segundo o presidente do grupo parlamentar do BE, estas previsões mostram «nuvens negras a pairar sobre a economia portuguesa» e «adensam as previsões de recessão».
«Esta é uma economia do buraco que não responde às necessidades do país e o Governo insiste em levar a economia ao descalabro», criticou.
Pedro Filipe Soares considerou que o executivo PSD/CDS tem «de perceber que a realidade lhe está a tirar o tapete a si e às suas políticas» e «romper com estas escolhas», sob pena de «levar ainda mais fundo a economia e o emprego».