Biólogos querem ajudar laboratórios a fazer testes de Covid-19. Há centenas de voluntários
As necessidades vão aumentar e os recursos humanos diminuir nos laboratórios, lembra a Ordem dos Biólogos. Mas há muitos profissionais com capacidade para ajudar.
Corpo do artigo
A Ordem dos Biólogos está disponível para ajudar os laboratórios a fazer testes à Covid-19 em casos suspeitos de contágio.
Em declarações à TSF, o bastonário da Ordem dos Biólogos, José Pereira de Matos, estima que o número de análises que tenha de ser feito vá "aumentar brutalmente".
Eventualmente alguns técnicos com estas funções terão de abandonar o posto de trabalho, "ou porque têm um filho pequeno cuja creche foi encerrada, e têm de ficar em casa, ou porque eles próprios também têm de estar de quarentena", lembra.
Uma coisa é certa: os recursos humanos vão começar a escassear e os biólogos têm capacidade para ajudar, já que as técnicas necessárias para fazer testes à Covid-19 "são muito dominadas por toda a classe de profissionais que trabalha em investigação científica na área das ciências biológicas", nota José Pereira de Matos.
Além disso, as universidades e muitos centros de investigação estão encerrados ou a trabalhar a meio gás, pelo que "muitos destes técnicos especialistas estão disponíveis grande parte do tempo".
11934326
"A ideia aqui é tentar casar a necessidade dos laboratórios com a disponibilidade destes técnicos que podem ir para laboratórios e colmatar falhas que existam, ou porque redução de pessoal ou por grande aumento das análises, muito provavelmente pela conjugação dos dois fatores."
O bastonário da Ordem dos Biólogos diz-se "muito surpreendido positivamente e até comovido" com a grande mobilização dos biólogos para ajudar. Em apenas 14 horas desde que foi feito o apelo nesse sentido surgiram 1873 voluntários e este é um número que está "a crescer minuto a minuto".
Além de terem "generosamente" oferecido o seu tempo, muitos destes profissionais disponibilizaram-se também para oferecer ou emprestar equipamento e reagentes aos laboratórios.
Também os veterinários se ofereceram para ajudar no combate à Covid-14. Mais de 250 profissionais já se voluntariaram para fazer testes ao novo coronavírus, diz o bastonário da Ordem dos Veterinários à TSF.
11931077