Numa reação às palavras de Cavaco Silva contra o Governo de José Sócrates, o Bloco de Esquerda lembrou que este junto com o anterior e atual executivos têm culpa na crise. Já o PCP recordou também que o PR não se pode «eximir» das suas culpas.
Corpo do artigo
A deputada Catarina Martins considera que «todos sabem quem são os responsáveis por esta crise e por este desemprego» e que o Presidente da República, bem como o anterior e o atual governos não podem descartar responsabilidades.
«Na altura em que Portugal vive a maior recessão económica de sempre e que temos um desemprego galopante, os portugueses não compreendem certamente este passa-culpas entre o Presidente da República e o anterior Governo, enquanto o atual Governo pode até assobiar para o lado», afirmou a parlamentar do Bloco de Esquerda.
Também numa reação às palavras de Cavaco Silva que criticou duramente o Governo de Cavaco Silva num prefácio do livro Roteiros, o deputado comunista António Filipe lembrou que o anterior executivo «comprometeu-se com o PEC IV sem informar ninguém», algo que foi «referido na altura».
António Filipe considerou que estas palavras do Presidente da República foram a «destempo», contudo, «não trouxeram nada de novo» e «são o que se costuma chamar pequena política».
«É preciso dizer que o Presidente da República foi co-responsável por todos os PEC e depois dos PEC tem sido co-responsável por todas as medidas que este Governo tem vindo a tomar e que prejudicam gravemente os portugueses nos seus direitos e condições de vida», sublinhou.
Este deputado do PCP recordou ainda que independentemente das queixas que o Presidente da República tenha de um «Governo que já se foi embora há muitos meses», Cavaco Silva «continua a assumir pesada responsabilidade pelas políticas que têm sido seguidas e disso não se pode eximir».