O BE pretende que o ministro das Finanças explique porque mudou o discurso sobre «a melhoria das condições» para Portugal, depois das alterações ao empréstimo à Grécia.
Corpo do artigo
Há uma semana, a propósito do acordo alcançado sobre as condições de financiamento à Grécia, Vítor Gaspar afirmou que Portugal e Irlanda iriam beneficiar do princípio de igualdade de tratamento.
«Portugal e Irlanda, países de programa, serão, de acordo com o princípio de igualdade de tratamento adotado na cimeira da área do euro, em julho de 2011, beneficiados pelas condições abertas no quadro do Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira», afirmou o ministro das Finanaças, no encerramento da discussão do Orçamento do Estado para 2013, na Assembleia da República.
Ontem, Vítor Gaspar admitiu que as medidas acordadas para a Grécia não serão aplicadas a Portugal, pelo menos para já, e considerou ter havido uma considerável confusão no debate público em Portugal sobre esta matéria.
Agora, o Bloco de Esquerda pretende que o ministro das Finaças esclareça afinal quais são as condições do resgate a Portugal e quer questionar Vítor Gaspar no Parlamento sobre o motivo da mudança de discurso. O Bloco já apresentou hoje um requerimento nesse sentido.