Fogo na Madeira continua ativo. Bombeiros resgatam grupo de turistas retido em levada em Porto Moniz
As dez pessoas saíram ilesas, mas precisaram de orientação para sair da levada.
Corpo do artigo
Os bombeiros do Funchal resgataram um grupo de turistas que ficou retido numa levada em Porto Moniz por causa do incêndio no concelho.
O Diário de Notícias da Madeira adianta que eram dez pessoas, que saíram ilesas, mas precisavam de orientação para sair da levada. Para a operação, foi ativada a equipa de resgate em montanha dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, com seis operacionais e duas viaturas.
A câmara de Porto Moniz ativou na quinta-feira o plano municipal de emergência da Proteção Civil. Foram pedidas mantas e almofadas para o pavilhão gimnodesportivo do concelho para os moradores que tivessem de ser deslocados.
A rampa do Porto Moniz, uma prova automóvel que estava marcada para esta sexta-feira, foi cancelada. Pelas 07h30, parte de Lisboa uma equipa de 55 operacionais que vão ajudar no combate ao fogo na Madeira.
De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, desde o dia 04 de outubro foram registados vários focos de incêndios nos concelhos da Ribeira Brava, Ponta do Sol, Câmara de Lobos e Calheta, todos localizados na zona oeste da ilha.
O arquipélago da Madeira encontra-se sob aviso meteorológico laranja desde a semana passada devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, que diariamente ultrapassa os 30 graus. A situação vai prolongar-se até às 18h00 de sábado.
O Governo da Madeira declarou na quinta-feira a situação de contingência devido aos incêndios que lavram na região, ativando, assim, o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil.
O incêndio mais relevante deflagrou na quarta-feira, cerca das 18h00, na freguesia dos Prazeres, concelho da Calheta, na zona oeste da ilha da Madeira, tendo alastrado durante a noite à freguesia contígua da Fajã da Ovelha e, posteriormente, às freguesias da Ponta do Pargo e das Achadas da Cruz, esta já no concelho do Porto Moniz, onde lavra com mais intensidade.