Calor fora de época deixa nove distritos sob aviso amarelo e Madeira a laranja
Funchal bateu esta quinta-feira o recorde de temperatura máxima.
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou nove distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido ao calor, com valores de temperatura máxima cima da média para esta época do ano: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria.
Em declarações à TSF, a meteorologista do IPMA Patrícia Gomes explica que Viana do Castelo, Braga e Porto estão sob aviso esta sexta-feira e sábado, enquanto os restantes distritos se mantêm em aviso amarelo até domingo, que pode ser prolongado "eventualmente para dia 9".
TSF\audio\2023\10\noticias\06\patricia_gomes_1_continente
Para esta sexta-feira, o IPMA prevê uma subida da temperatura máxima, que será acentuada no litoral Norte e Centro, e uma pequena subida da temperatura mínima.
As previsões indicam que as temperaturas mínimas vão variar entre os 12ºC (Bragança e Braga) e os 23ºC (Portalegre) e as máximas entre os 27ºC (Guarda e Aveiro) e os 37ºC (Santarém).
TSF\audio\2023\10\noticias\06\patricia_gomes_3_online
Também o aviso laranja por causa do calor na Madeira e Porto Santo foi prolongado até domingo, assim como o aviso amarelo ativo em nove distritos do continente e nalgumas ilhas dos Açores, neste caso por causa da chuva.
Na Madeira e no Porto Santo, a persistência de valores muito elevados da temperatura máxima fez estender até às 14h00 de domingo o aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três.
Esta quinta-feira "foi atingido o máximo absoluto na cidade do Funchal para o mês de outubro, no valor de 34.7, o que acaba por ser um valor muito elevado para a região do Funchal, tanto no verão ainda mais no outono ou o anterior máximo", revela Patrícia Gomes. Até agora o valor de temperatura mais elevado nesta época do ano na região fora registado em 2014.
TSF\audio\2023\10\noticias\06\patricia_gomes_2_madeira
Já nas ilhas açorianas de Santa Maria e São Miguel, o IPMA estendeu até às 00h00 de sábado o aviso amarelo, o menos grave, por causa da precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.