
Partido Socialista
Global Imagens/Ângelo Lucas
A candidatura de António Costa acusa o lado de António José Seguro de estar a levar por diante uma fraude eleitoral e exige explicações sobre um email numa rede de contactos farmacêuticos que apela ao voto no atual líder do PS.
Corpo do artigo
O Jornal de Notícias e o Correio da Manhã contam nas edições desta quinta-feira que em causa está um emal enviado por Isaura Martinho, uma militante afeta ao atual secretário geral do PS, que tem enviado emails para os colegas de profissão. A farmacêutica expressa no email apoio a António José Seguro e apela ao voto nas primárias.
«É importante o envolvimento de todos e do maior número de pessoas, sem grande alarido. Nas legislativas votam onde entenderem, no dia 28 de setembro temos de votar Seguro para que a tralha Socrática não volte», pode ler-se no email de Isaura Martinho.
O procedimento levanta sérias dúvidas à candidatura de António Costa. Em declarações à TSF, Duarte Cordeiro sublinha que se trata de «uma dirigente nacional do partido, é alguém que é dirigente da Associação Nacional de Farmácias (ANF) ou foi, e que faz um apelo claro a não simpatizantes para participarem nas primárias. Há aqui claramento um indício de fraude eleitoral».
Duarte Cordeiro quer avaliar «como é que o PS reage a este tipo de situações e quanto ao uso indevido destes dados também gostávamos que a ANF se pronuncie para tentar perceber se efetivamente está a permitir ou não utilizações indevidas das suas bases de dados para este tipo de fins. Se o deixar, é grave».
Contactada pela TSF, a Associação Nacional de Farmácias não comenta o caso, referindo apenas que a ANF nunca se envolveu nem se envolverá em questões político-partidárias. Tem associados de todos os quadrantes, mas na associação a política fica à porta.