"Chuva forte e persistente." IPMA coloca quatro distritos do continente sob aviso laranja
Os avisos laranja para agitação marítima, devido à previsão de "ondas de noroeste com cinco a seis metros", abrangem os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Porto e Viana do Castelo.
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou quatro distritos com aviso laranja para chuva, entre as 09h00 e as 15h00 de quinta-feira, e seis distritos com aviso laranja para agitação marítima a partir de sexta-feira.
De acordo com o IPMA, o aviso laranja para precipitação vigora nos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu entre as 09h00 e as 15h00 de quinta-feira, devido à previsão de "períodos de chuva, por vezes forte e persistente, em especial nas serras", situação que se estende às zonas do litoral.
No restante território, estão sob aviso amarelo os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real (entre as 18h00 desta quarta-feira e as 09h00 de quinta-feira), Castelo Branco e Leiria (06h00 às 15h00 de quinta-feira), devido à previsão de "períodos de chuva, por vezes forte e persistente".
Os avisos laranja para agitação marítima, devido à previsão de "ondas de noroeste com cinco a seis metros", abrangem os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Porto e Viana do Castelo, entre as 06h00 de sexta-feira e as 06h00 de sábado.
Estes distritos têm avisos amarelos para agitação marítima, desde as 18h00 de quinta-feira, devido a "ondas de noroeste com quatro a cinco metros", situação também prevista nos distritos de Lisboa, Setúbal (00h00 de sexta-feira às 06h00 de sábado), Beja e Faro (06h00 de sexta-feira e 06h00 de sábado).
Segundo o IPMA, o aviso laranja é emitido sempre que há uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o aviso amarelo aplica-se em "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".