Colocados 8190 alunos na segunda fase de acesso ao Ensino Superior. Conheça os resultados
Entre a 1.ª e a 2.ª fase, ingressaram este ano 50.767 novos estudantes no ensino superior.
Corpo do artigo
Foram admitidos na segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 8190 alunos, anunciou, este domingo, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, referindo que 76% foram colocados nas três primeiras opções.
No conjunto da 1.º e 2.ª fase já ingressaram no ensino superior público, através do concurso nacional de acesso, 50.767 novos estudantes.
VEJA AQUI OS RESULTADOS DA SEGUNDA FASE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Estão ainda disponíveis 3936 vagas, que podem ser agora disponibilizadas para a 3.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ou reverter para os concursos especiais e para os concursos de mudança de par instituição/curso.
Segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o número de vagas colocadas a concurso na segunda fase foi de 9952, tendo 40,1% dos candidatos assegurado colocação.
Destes, 53,7% dos candidatos tinha falhado a colocação na primeira fase, 10,3% tinham sido colocados mas não se matricularam e 35,8% matricularam-se mas candidataram-se também a esta segunda fase.
O Instituto Politécnico de Bragança é a instituição com mais vagas por preencher. O curso de Engenharia de Energias Renováveis tinha, e continua a ter, 84 lugares. Em Informática de Gestão, as vagas continuam a ser 64. Em terceiro lugar, com 46, está o curso de Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentalização, do Instituto Politécnico de Setúbal
Ao todo, 59 cursos não tiveram qualquer novo estudante colocado. A maioria (45) está em institutos politécnicos, havendo 14 em universidades.
No lado oposto estão os cursos que tinham mais vagas disponíveis e que ficaram já todas preenchidas. A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa tinha 54 e agora já não tem nenhuma. O mesmo acontece com o curso do Direito em Coimbra, com 51 estudantes colocados e a Escola Superior de Enfermagem, em Lisboa, com 46.
Nesta fase, 75% dos estudantes foram colocados nas três primeiras opções. Alguns - muito poucos - conseguiram um lugar nos cursos com médias mais altas: um vai ingressar em Medicina na Universidade do Porto, onde a nota do último colocado é 19,43; no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, foram preenchidas duas vagas em Engenharia Aeroespacial; no Porto, na Faculdade de Arquitetura, foram quatro. Nestes dois últimos cursos, a nota do último colocado é de 19,2.
No quadro da segunda fase de acesso ao ensino superior, os números mostram que a Universidade de Lisboa é a instituição com mais colocações (858). Segue-se o Instituto Politécnico do Porto, com 512, e, em terceiro lugar, o Politécnico de Bragança, com 453 vagas preenchidas.
Para os estudantes agora colocados, a matrícula e inscrição é realizada entre 17 e 19 de setembro junto da instituição de ensino superior.
As vagas colocadas a concurso na terceira fase são divulgadas no dia 22 de setembro.