Testes revelaram que apenas 31 hóspedes não estão contagiados com Covid-19.
Corpo do artigo
Há 138 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus no hostel Aykibom, situado na Rua Morais Soares, em Lisboa, que este domingo teve de ser evacuado.
Todos os testes aos hóspedes já foram realizados, registando-se ainda 31 casos negativos e seis inconclusivos, confirmou a TSF junto de fonte da Câmara Municipal de Lisboa.
Segundo a SIC Notícias 80 hóspedes infetados já foram transportados para a Pousada da Juventude de Lisboa, onde vão cumprir isolamento, e os restantes casos positivos também vão ser encaminhados para locais onde possam estar isolados.
Os hóspedes que não estiverem infetados vão regressar ao hostel, que foi desinfetado no domingo.
12091721
Em declarações à agência Lusa, a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Margarida Martins, disse hoje que ainda não tem informação concreta sobre os resultados dos testes, mas alertou para a situação que se vivia naquela pensão e exigiu fiscalização.
"Devíamos exigir que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) verifique esta situação. É impossível numa pensão onde há 40 quartos estarem 200 pessoas. Deveria ser obrigação do Estado não deixar as coisas chegarem a este ponto", disse.
De acordo com Margarida Martins, a situação ainda é mais grave tendo em conta o que se está a viver na sequência da pandemia de covid-19.
"Uma pensão em que vivem 200 pessoas em 40 quartos quer dizer que vivem todas ao molho e sem condições. Acho que o Estado tinha a obrigação de verificar e a ASAE tem de verificar", referiu.