Contabilizar horas e convertê-las em pontos: aplicação valoriza duplamente o voluntariado
A partir desta terça-feira, é possível contabilizar as horas dedicadas ao voluntariado e converter este valor em pontos, que depois podem ser trocados por benefícios oferecidos por várias empresas às instituições.
Corpo do artigo
O Cartão do Voluntário está disponível a partir desta terça-feira e assinala o Dia Internacional do Voluntário. É uma iniciativa da IPSS Entrajuda, em parceria com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e a Confederação Portuguesa do Voluntariado.
Fernanda Freitas, porta-voz do Cartão do Voluntário, explica que esta é uma forma de valorizar este trabalho. "A grande vantagem é que podemos consolidar as horas reais de voluntariado que se fazem em Portugal numa única aplicação. Usar a tecnologia para termos um número mais real do número de horas extraordinárias que, todos nós que somos voluntários, doamos às nossas causas. O que acontece muitas vezes é que estamos a doar o nosso tempo e essas horas não são contabilizadas, remetendo Portugal para um número muito baixinho de voluntariado, o que não corresponde à verdade."
A app está ligada ao portal do voluntário e todas as horas são validadas por diferentes entidades. "Temos de fazer a nossa inscrição e a partir desse momento a nossa instituição estará também na base de dados desta desta app. As instituições que queiram fazer parte e que ainda não estejam listadas também podem entrar em contacto. É uma plataforma: cartaodevoluntario.pt. O trabalho de voluntariado vai ser duplamente valorizado, não apenas as horas que dedicamos à causa, mas estas horas podem vir a ser transformadas mais tarde em alguns benefícios para as instituições. Esse pacote de benefícios está a ser negociado com empresas e entidades, mas vão refletir-se no bem-estar do dia a dia da própria instituição."
Esta terça-feira, 5 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional do Voluntário. De acordo com o INE, Portugal tem cerca de 700 mil voluntários com mais de 15 anos. Quem quiser juntar-se a este grupo deve inscrever-se neste portal.