Trezentos seniores da cidade do Porto, sem retaguarda familiar e com baixos rendimentos, são apoiados pelo programa de teleassistência "Estamos Juntos".
Corpo do artigo
Um serviço que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana, e que não só responde a situações de alerta mas também de solidão. À distância de um clique há sempre alguém disponível para tudo o que os mais velhos necessitem.
Rosa Maria Gomes tem 94 anos, vive sozinha, é quase cega, há 30 anos que faz parte de um coro, gosta de passear todos os dias e foi das primeiras a juntar-se ao programa "Estamos Juntos". "Em janeiro faço 95 anos e quero morrer assim. Vivo com as paredes, tenho uma filha que foi sempre muito boa, mas há três anos que não fala comigo, nem me visita."
TSF\audio\2023\12\noticias\05\x_rute_fonseca_prog_estamos_juntos_online_
Vive sozinha numa rua pouco movimentada da cidade do Porto, confessa que sente medo e o equipamento de teleassistência acaba por ser uma segurança. Olívio Pereira é diretor comercial da Click2Care, a empresa que gere o programa de teleassistência."Muitas das chamadas não são de urgência médica ou clínica, mas estas pessoas precisam de alguém que dê uma mão ou um apoio."
Olívio Pereira explica que o equipamento de teleassistência é transportado como se um colar se tratasse. Não é um aparelho de vigia e só é ativado em caso de alerta. "É um dispositivo de comunicação e de localização, o dispositivo também consegue detetar uma possível queda. Numa desta situações é pressionado o botão e é estabelecida uma chamada telefónica, do outro lado há um enfermeiro, uma equipa especializada na triagem de urgência, também temos aconselhamento emocional para que haja uma voz do outro lado que dê um conforto. Ao mesmo tempo é enviada para a plataforma Click2care essa informação e na plataforma aparece não só a ficha do utente, como a localização. Se, por exemplo, a D. Rosa cair conseguimos identificar o local e ativar os meios necessários."
O programa "Estamos Juntos" também pretende combater o isolamento. "Das 16h às 22h tem o serviço Voz Amiga, para poderem conversar um bocadinho e ter companhia", explica Olívio Pereira.
O "Estamos Juntos" existe desde o início do ano e já acompanha trezentos seniores do concelho do Porto, o objetivo é chegar aos 680. Um trabalho realizado em conjunto com as juntas de freguesia e com a autarquia: é aqui que deve dirigir-se quem quiser ter o apoio deste programa.