
Couto dos Santos na Assembleia da República
Global Imagens/Nuno Pinto Fernandes
Couto dos Santos do PSD, fez um apelo ao «sentido de responsabilidade histórica e política» do PS, sem nunca se referir ao CDS; José Junqueiro respondeu: «hino monumental à hipocrisia».
Corpo do artigo
O deputado do PSD Couto dos Santos apelou hoje para que «as paixões políticas e as emoções do momento» não afetem a imagem do país, considerando que se exige dos políticos «bom senso e inteligência» para rejeitar uma crise.
«Apelo para que as paixões políticas e as emoções do momento não contribuam para tomadas de posição que afetem a imagem do nosso país e não afetem a credibilidade dos nossos credores», afirmou.
Sem nunca mencionar o parceiro de coligação, Couto dos Santos dirigiu-se aos políticos em geral e fez um apelo direto ao PS.
«Os senhores deputados do PS têm a certeza e a consciência, pelo menos política, de que os mercados vão continuar a financiar Portugal, nas mesmas condições, se tivermos, neste momento, eleições antecipadas?», questionou.
Para Couto dos Santos, «uma crise política agora é como estar a sair do túnel e alguém provocar um desabamento nesse momento», considerou o ex-secretário de Estado dos governos de Cavaco Silva, bastante aplaudido pela bancada social-democrata.