Decisão da empresa surge depois de relatos de desmaios nos Alfa Pendulares da CP, na sequência das temperaturas elevadas que se registaram no sábado.
Corpo do artigo
A CP-Comboios de Portugal cancelou este domingo a venda de bilhetes para alguns comboios Alfa Pendular e Intercidades, sobretudo os que atravessam locais com temperaturas altas, informou a empresa, sem precisar até quando o fará.
Num comunicado divulgado este domingo, a CP explicou a sua opção de cancelar a venda de bilhetes para comboios de longo curso, "nomeadamente para aqueles que circulam em pontos que têm revelado maior impacto no aumento das temperaturas interiores", para gerir os níveis de ocupação e, "desta forma, minimizar o desconforto da viagem".
O esclarecimento surge depois de serem conhecidos relatos de desmaios nos Alfa Pendulares da CP, na sequência das temperaturas elevadas que se registaram no sábado.
Hernâni Cardoso, um dos passageiros que viajava no Alfa Pendular, contou à TSF - quando ainda estava dentro do comboio - que viu vários passageiros a desmaiar ao seu lado.
Ouvida pela TSF, Ana Portela, porta-voz da CP, explicou que apesar da suspensão da venda de bilhetes os comboios vão continuar a circular. Pretende-se com isto, adianta a porta-voz, "tentar não atingir a lotação máxima dos comboios para que as condições conforto sejam melhores e a capacidade de refrigeração possa atuar".
TSF\audio\2018\08\noticias\05\ana_portela_1_comboios
Ana Portela lembra que estas são situações extremas e revela que a empresa tem distribuído água pelos passageiros.
TSF\audio\2018\08\noticias\05\ana_portela_2_agua
A porta-voz da CP adianta que o calor não traz problemas apenas no interior dos comboios. Ana Portela refere que o calor "provoca algumas avarias" nas linhas ferroviárias, uma situação que já está a ser acompanhada pelas equipas de intervenção das Infraestruturas de Portugal.
TSF\audio\2018\08\noticias\05\ana_portela_3_vias_ferroviarias